JapanGo!
JapanGo!
Como proporcionamos uma jornada motivadora, encorajadora e confortável para o aluno de japonês on-line.
As pessoas acham difícil adquirir o hábito de estudar, o que leva à perda de ritmo e à falta de motivação, seguida de desistência.
Elas recorrem à Internet para procurar diferentes soluções de aprendizado, mas, por se tratar de um idioma muito específico, os meios disponíveis no mercado
não oferecem uma solução completa, unificada e confiável e, em muitos casos, nem mesmo têm uma jornada específica e didática, fazendo com que o usuário perca muito tempo buscando alternativas e caia na curva da baixa autoestima e da falta de confiança em sua capacidade de aprendizado.
“Como poderíamos oferecer condições favoráveis para o estudo on-line da língua japonesa, com métodos práticos que incentivem os alunos e os mantenham motivados, encorajados e se sentindo recompensados em sua jornada de aprendizado?”
Com o JAPANGO, os alunos podem facilmente começar a aprender, descobrir novas oportunidades e praticar diariamente - tudo em um só lugar. Eles também podem configurar seus decks de estudo e fixação, ler material de fontes confiáveis e participar de uma comunidade acolhedora pronta para ajudá-los em todos os momentos, desde o início do curso até a sua conclusão - já que a plataforma continuará disponível para ex-alunos.
Nos últimos anos, o interesse em estudar japonês cresceu consideravelmente em todo o mundo. De acordo com dados da Japan Foundation em 2018`, cerca de 3,8 milhões de pessoas estavam estudando o idioma em todo o mundo, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior (2015).
Muitas pessoas lutam para encontrar recursos acessíveis para aprender um idioma. Livros e aulas presenciais podem ser caros e inacessíveis para muitos alunos, enquanto as opções on-line geralmente carecem de confiança, métodos de ensino adequados ou promessas de aprendizado rápido, o que pode gerar dúvidas, falta de motivação e a necessidade de procurar novamente o curso ideal.
Outro fator importante é o aumento do número de matrículas no ensino à distância provocado pelo impacto da pandemia da Covid-19. Tornando os estudos on-line uma opção econômica e de alto impacto.
Foi nesse contexto que surgiu a ideia de criar uma plataforma de estudos on-line de japonês para atender a uma grande demanda de alunos de todo o mundo, aproveitando a crescente popularidade do ensino à distância. A plataforma deveria ser acessível a um público diversificado, incluindo alunos com diferentes níveis de proficiência e necessidades especiais, como deficiência visual ou auditiva. Por meio de um design UX eficaz, a plataforma pode democratizar o acesso ao aprendizado de idiomas, permitindo que mais pessoas tenham acesso a esse idioma fascinante e enriquecedor.
O design thinking é baseado em uma abordagem de design centrado no usuário, buscando entender suas necessidades e dores. Por isso, realizamos nosso trabalho com base em seus 3 estágios e subestágios.
Aprenda japonês em lições curtas, com a ajuda de vários recursos, como flashcards, em um ambiente gamificado com imersão na cultura, o que tornará o aprendizado divertido, fácil e dinâmico.
Para entender o problema real e as dores dos alunos japoneses*, realizamos uma pesquisa exploratória para verificar o contexto e uma pesquisa generativa para aprofundar e gerar percepções. Como forma de organizar e mapear as etapas envolvidas, usamos o roteiro abaixo:
Usamos a Matriz CSD como um mecanismo para definir e identificar informações importantes a serem descobertas, validadas ou invalidadas.
O questionário foi respondido por **41 pessoas** e os resultados são apresentados a seguir:
Outras etapas específicas foram:
Plano de pesquisa
Desk research
Avaliação comparativa
Diário dos hábitos dos alunos japoneses ao longo de uma semana
Pesquisa quantitativa
Com base nos resultados obtidos e com o objetivo central de reconhecer e compreender as necessidades dos alunos para tomar boas decisões de design, desenvolvemos duas variantes da persona.
Apesar dos nossos achados de pesquisa apresentarem duas personas, conseguimos identificar que as dores, processos e sentimentos de ambas eram os mesmos. Com base nessa informação, montamos o mapa de jornada do usuário abaixo:
Antes de realmente começarmos a pensar nas soluções, realizamos uma reunião em que reunimos insights sobre itens que poderiam acrescentar algo à plataforma com base nas dores relatadas pelos usuários na pesquisa.
Os pontos de baixo esforço e alto impacto são os que foram trabalhados nas próximas etapas do projeto.
Para o critério, conversamos com um desenvolvedor sobre as dificuldades de implementação das soluções. Discutimos com ele o que exigiria mais esforço devido à dificuldade de fazê-lo, e o impacto estava diretamente relacionado a resolver primeiro as maiores dores do usuário.
Matriz Impacto x Esforço
The paper prototype was created using the crazy 8s technique. Then the best ideas from each person in the group were put together and we created a flow.
protótipo de baixa fidelidade - Criando o protótipo em papel
O protótipo de baixa fidelidade foi testado por 9 pessoas e 8 foram indiretamente bem-sucedidas na tarefa de encontrar a lição na plataforma. Outra tarefa solicitada foi o sistema de flashcards, mas a consideramos inconclusiva e tentamos testá-la novamente no protótipo de média fidelidade.
Depois de criar o protótipo de baixa fidelidade, o sistema de design foi configurado com a escolha de cores, tipografia, formato de botão e guias de estilo.
A primeira etapa de testes do protótipo de média fidelidade envolveu 6 tarefas.
- Retrospectiva.
- Sistema de cartões de memória.
- Calendário/agenda.
- Aula inaugural.