DOA
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Como usamos o Design de Experiência do Usuário para entender comportamentos e identificar oportunidades para incentivar doações.
Briefing
Nosso principal objetivo é combater a fome e ajudar pessoas carentes a terem melhores condições de vida, com a bondade de pessoas que gostam de ajudar.
Temos dois desafios:
Como podemos ajudar as pessoas a perceber seus bens que não são mais necessários e incentivá-las a doar para quem realmente precisa?
Como podemos ajudar as pessoas que têm alimentos que serão descartados a identificar isso antes que expirem para consumir ou doar a tempo?
É importante que as pessoas possam se comunicar por meio do aplicativo e que o processo seja seguro e confiável.
Além disso, outros parceiros devem ser capazes de se conectar ao nosso banco de dados e exibir oportunidades de doação em totens, telões, outdoors ou quaisquer outras estratégias criativas para que as pessoas que não têm celular também possam saber das ofertas de doação perto de onde moram.
Criar uma solução na forma de um aplicativo que incentive as pessoas a doar;
Apresentar várias iniciativas e Ongs diferentes em que as pessoas possam doar ou fazer trabalho voluntário;
Usar elementos de gamificação para incentivar e envolver as pessoas.
A solução é um aplicativo em que uma pessoa pode encontrar diferentes tipos de ONGs, pesquisando pelo objeto que deseja doar, pelo tipo de ONG ou pelo bairro. Também é possível encontrar ações sociais e trabalhos sociais dos quais participar, criar grupos para doações conjuntas ou ações sociais.
Foi criado um Business Canvas para ter uma visão macro do sistema.
Isso causa um problema para as pessoas que vivem nas ruas e passam por insegurança alimentar porque, embora muitas pessoas desperdicem alimentos e objetos e os joguem fora, as pessoas carentes não têm acesso a esses produtos. Isso é importante porque alimentos e objetos estão sendo desperdiçados.
Para visualizar melhor as propostas de valor, foi criado um Value Proposition Canvas.
Foi feito um benchmarking para saber se existiam soluções semelhantes à proposta idealizada e vi que, além de existirem poucas soluções, elas têm pouquíssimas funcionalidades, e a maioria só aceita doações em dinheiro ou faz doações de pessoas físicas para pessoas físicas, não beneficiando as Ongs. Também não encontrei nenhum aplicativo que informe sobre ações sociais e trabalho voluntário.
PROJECT: https://nataliacaballero.cms.webnode.page/project-self-checkout/
Criei uma matriz CSD para ver minhas principais dúvidas e suposições, a fim de criar um formulário para a pesquisa.
Para essa amostra, não foram escolhidas características desejáveis, pois a intenção da pesquisa era entender o comportamento das pessoas em geral, portanto, apenas características fundamentais e não prioritárias foram escolhidas para a amostra.
A partir dos resultados da pesquisa, criei uma persona com base no perfil e nas respostas recebidas. A partir dessa persona, podemos começar a entender como os futuros usuários pensam e quais são suas dificuldades e obstáculos ao fazer doações ou pensar em trabalho voluntário.
A partir da persona, a jornada do usuário também foi criada para entender como funciona o processo de doação e encontrar oportunidades e ideias.
Com base nas ideias levantadas na jornada do usuário e na pesquisa, as soluções encontradas foram classificadas usando uma matriz de impacto e esforço para definir as soluções mais impactantes e fáceis de implementar, além de criar um backlog com as próximas soluções a serem implementadas.
De acordo com a Matriz de Impacto e Esforço, decidi priorizar as ideias de alto impacto e baixo esforço e fazer implementações posteriores das outras ideias que exigem mais esforço.